Mandalas em CD

Mandalas feitas em CD

A Artista Plástica Virginia Fleck, que faz Mandalas maravilhosas a partir de sacolas plásticas utilizadas apresentou mandalas feitas em cd..
Já a primeira e a sexta foto postada são da artista Monica Chaves, no site www.monicachavesmandalas.blogspot.com, vocês podem encontrar mais idéias criativas de mandalas em cd.

Para quem já gosta de artesanato é mais uma opção maravilhosa para reciclar a mente e o meio em que se vive. Para quem ainda não pratica, com certeza será uma grande surpresa. Pode-se aliar nesta prática a meditação com Mandalas e a criação de objetos de arte, transformando a Mandala em CD em uma prática duplamente consciente. Sem falar que é uma ótima opção para presentes.

Você pode fazer furos usando uma furadeira em duas extremidades do CD e colocar penduricalhos. De preferência sementes, por terem um tempo de decomposição bem menor do que, por exemplo, miçangas de plástico. Nas fotos deste artigo usei sementes de açaí.

Alguns tipos de CDs e todos os DVDs são feitos de duas camadas acrílicas. Introduzindo uma tesoura ou objeto pontiagudo no miolo do DVD é possível separar os pedaços. São de uma espessura maleável e podem, inclusive, ser recortados para especializar a arte que você quer fazer como estrelas, flores, corações, etc.

Utilizado desta forma também é ótimo para desenho de falsos vitrais, como se fosse uma Mandala em vidro. Para isso, você deve usar um molde, tinta dimensional e o verniz vitral. Em breve montarei um tutorial mais detalhado de como pintá-las no vidro e acrílico.

 

 

 

 

 

 

Tinta Dimensional, também conhecida como Tinta Relevo:

 

 

 

 

 

Verniz Vitral:

 

 

 

 

 No próximo post vocês vão encontrar moldes para mandala

DICA: 

1 – Caso queira deixar o CD ou DVD transparente, lixe usando uma lixa d’água bem fina, ou esfregue Bombril e remova toda poeira lavando-o.

2 – Caso queira aproveitar o espelhado do CD / DVD é só não fazer o procedimento acima. Caso necessário, pode ser aplicado uma mão de tinta no lado do rótulo.

Pronto! Agora pintura pode ser feita no CD / DVD todo transparente, ou na parte do rótulo e/ou na parte espelhada, depende do efeito que quer mostrar em sua arte.